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Campanha de Comercialização de Caju na Guiné-Bissau

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  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Campanha de Comercialização de Caju na Guiné-Bissau

Episódio 15 de 49 Duração: 60 min

Hoje vamos abordar a "Campanha de Comercialização de Caju na Guiné-Bissau". O país está entre os 5 maiores produtores do mundo. O caju é a principal fonte de receita de muitas famílias e do próprio Estado. Estima-se que anualmente a exportação de castanha de caju ronde as 200 mil toneladas. O arranque da campanha de comercialização e exportação de castanha de caju ficou marcado por uma polémica em relação ao preço mínimo fixado pelo governo. E isto é recorrente. O preço mínimo por Kg foi fixado nos 360 francos, cerca de 155 cêntimos de euro, mas alguns operadores do setor contestam esta decisão. É ou não o preço certo?! Que medidas são precisas adotar para que o país tire mais rendimento desta produção? Queremos também saber que efeitos a monocultura está a ter para a economia e para o ambiente. E também... que semelhanças há com Moçambique, também este país um grande produtor de caju.
Para conversar sobre este assunto, vamos ter nos estúdios o sociólogo Mariano Quadé e, em videochamada, o Presidente da Associação dos Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau, Sr. Mamadu Iero Jamanca.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2021
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2021
Duração
60 minutos
Série
2