Programas tv

Tem a Palavra

Política Cultural para o Desenvolvimento de África

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Política Cultural para o Desenvolvimento de África

Episódio 21 de 51 Duração: 60 min

É onde tudo nasceu! É o continente berço da Humanidade, onde a taxa de natalidade e mortalidade são das mais altas do mundo. É onde quem lá vive e onde quem por lá passou, diz ter um potencial enorme quer do ponto de vista social, económico e principalmente cultural, dada a sua diversidade e pela forma intensa como se vive a vida. Mas é também um continente onde os desafios para o seu desenvolvimento exigem de cada um de nós uma postura, uma entrega, determinação e coragem porque ÁFRICA é hoje.
Hoje, é assinalado o Dia de África, porque foi há 59 anos que se criou a Organização de Unidade Africana - a OUA em Adis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Mas, em 2002 a OUA deu lugar à União Africana.
Este dia recorda a luta pela independência do continente africano contra a colonização europeia e contra o regime do apartheid da África do Sul, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado e desenvolvido e também livre. África é o 3º continente mais extenso depois da Ásia e da América, cobrindo 20.3% da área total da terra firme do planeta. É também o 2º continente mais populoso, atrás da Ásia e no total tem 54 países independentes. Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos 30 países mais pobres do mundo, com mais problemas de subnutrição, analfabetismo e baixa expectativa de vida, pelo menos 21 são africanos.
Nesta edição do Tem a Palavra o tema de debate é sobre a: "Política cultural para o desenvolvimento de África". São nossos convidados, por videochamada: Ivan Laranjeira (Diretor do Museu de Mafalala, em Moçambique), Isidro Fortunato (Ativista e Pan-africanista angolano, em Luanda e, em estúdio, temos Dirce Évora (Advogada e consultora em investimentos, cabo-verdiana) e Nelma Fernandes (Empresária e investidora guineense, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CPLP e representante e também Vice-Presidente da Federação de Mulheres Empresárias da CPLP).

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2022
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2022
Duração
60 minutos
Série
3