Programas tv

Tem a Palavra

Ser Criança em África

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Ser Criança em África

Episódio 22 de 51 Duração: 60 min

Abrimos o programa de hoje com um excerto do poema "O Direito das Crianças" de Rute Rocha: "Toda criança do mundo deve ser bem protegida / Contra os rigores do tempo / Contra os rigores da vida. // Criança tem que ter nome / Criança tem que ter lar / Ter saúde e não ter fome / Ter segurança e estudar. // ... ... Lamber fundo de panela / Ser tratada com afeição / Ser alegre e tagarela / Poder também dizer não! / ... ... / Carrinho, jogos, bonecas, montar um jogo de armar, / Amarelinha, petecas, e uma corda de pular. // ... ..."

O mundo assinala hoje o Dia da Criança. Desde 1950, que se criou a data para sensibilizar a Comunidade Internacional para os problemas que atingiam e atingem tantas crianças no mundo. Mas, os problemas das crianças daqui na Europa, não são os mesmos das crianças de África, por exemplo. As crianças e jovens africanos correspondem a mais de 70% da população do continente. Trata-se de um grupo bastante vulnerável e ao mesmo tempo promissor.
Num continente flagelado por um mar de dificuldades sociais ser criança é um grande risco e a UNICEF revelou que há 30 milhões de crianças em extrema dificuldade nos países ditos desenvolvidos. Neste e em todos os outros dias, faz todo o sentido lembrar que enquanto existirem no mundo crianças a que são negados os cuidados básicos, como o amor, saúde e segurança é preciso e importante não se baixar os braços e fazerem-se ouvir todas as vozes.
Este é o nosso tema: "Ser criança em África". São nossos convidados, por videochamada: Acílio Manuel (Psicopedagogo, em Windhoek, a capital da Namíbia), Wagner Gomes (Coordenador Nacional para o Desenvolvimento de Parcerias Institucionais da Fundação Aldeias Infantis em Cabo Verde) e Benilde Nhalivilo (Diretora Executiva do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos das Crianças de Moçambique). E, em estúdio, temos a estudante Shyanne Micaela, que tem 11 anos de idade e que diz que vai ser a futura Presidente de Angola.

Ficha Técnica

Título Original
Tem a Palavra 2022
Intérpretes
Apresentado por: Victor Hugo Mendes
Ano
2022
Duração
60 minutos
Série
3