Programas tv

Planeta A

Pobreza

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Pobreza

Episódio 4 de 9 Duração: 50 min

Apesar do progresso significativo que se verificou nas últimas décadas, cerca de 10% da população mundial vive em situação de pobreza extrema, com menos de dois dólares por dia. O objetivo estabelecido pela comunidade internacional era reduzir a pobreza extrema para 3% já em 2030.
Mas os solavancos cíclicos da economia mundial e a pandemia da COVID-19, estão a adiar esse objetivo. Por outro lado, o modelo de crescimento económico tem vindo a acentuar o fosso entre ricos e pobres, criando maiores desigualdades sociais.
Como podemos assegurar que o crescimento económico permita uma distribuição sustentável e equitativa de rendimentos?
Num pequeno município do Rio de Janeiro (Brasil), João Reis dá-nos a conhecer uma das soluções apontadas para a eliminação da pobreza e redução da desigualdade social: o rendimento básico universal. Na sua essência, defende que todos nós, ricos e pobres, deveríamos receber transferências regulares de dinheiro, sem nenhuma contrapartida. Seria um direito básico.
Perante a crescente complexidade dos desafios sociais do mundo moderno, o combate à pobreza não passa apenas pela distribuição de dinheiro. A pobreza é um problema muito mais complexo, e a sua solução tem de passar pelo combate à pobreza energética, ao acesso a uma habitação digna e a custos controlados, precariedade laboral, ao combate à pobreza energética.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Internacional

Ficha Técnica

Título Original
Planeta A
Intérpretes
Com participação e narração de João Reis
Realização
Jorge Pelicano, Inês Rueff
Produção
Até ao Fim do Mundo
Ano
2022
Duração
50 minutos