29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Napoleão Henriques Viola, Baltazar Fael, Carlos Rosado de Carvalho, Nuno Mascarenhas e Vladmir Silves Ferreira.
O ministro da Saúde de Moçambique reiterou que o Governo já satisfez as exigências de curto prazo dos médicos, e garantiu que todas as reclamações serão atendidas até novembro deste ano. Mas os profissionais de saúde falam em inconstância do elenco negocial do executivo e criticam a falta de transparência na forma como estão a ser processados os salários, na Tabela Salarial Única. Ouvimos Baltazar Fael, jurista e pesquisador do Centro de Integridade Pública e Napoleão Viola, porta-voz da Associação Médica de Moçambique.
Em Angola, o governo anunciou uma série de medidas para desagravar o custo de vida e estimular a economia num momento em que a desvalorização do Kwanza face ao dólar continua a fazer crescer os preços de bens e mercadorias no país. A redução do IVA sobre os bens alimentares de 14 para 7% é uma das medidas. O jornalista e professor de economia Carlos Rosado de Carvalho analisa.
Em Sines, Portugal, arranca este sábado mais uma edição do Festival Músicas do Mundo. Este ano com uma forte presença de músicos africanos. Até 29 de julho, terão lugar entre Sines e Porto Covo, 42 concertos, com artistas de quatro continentes. Nuno Mascarenhas é o diretor do FMM e presidente da Câmara Municipal de Sines.
Na opinião da semana, o sociólogo cabo-verdiano Vladmir Silves Ferreira fala sobre o consumo de drogas no continente africano.