29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: João Ferrão, Raúl Braga Pires, João Feijó, Kémo Touré Jr., Siyabulela Mandela, Miguel Cardina e João Santos.
O novo compromisso político para a concretização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável visa sobretudo resolver os problemas de financiamento dos países em vias de desenvolvimento. O progresso para a Agenda 2030 estagnou na sequência da pandemia da Covid-19. E as metas relacionadas com a fome, saúde, biodiversidade, instituições fortes, poluição ou sociedades pacíficas estão todas fora do rumo.
Vamos analisar este tema com João Ferrão, coordenador da plataforma ODSlocal.
A crise migratória volta a estar no centro da discussão da política europeia depois de, na última semana, terem chegado à ilha italiana de Lampedusa cerca de 10 mil migrantes vindos do Norte de África.
Face ao aumento da pressão migratória, a presidente da Comissão Europeia apresentou um plano de 10 pontos para controlar as vagas de migrantes que chegam à Europa, através do Mar Mediterrâneo.
Vamos comentar este tema com o politólogo e arabista Raúl Braga Pires e o investigador do Observatório Meio Rural, João Feijó.
À margem da programação da Humanity Summit, em Faro, o Causa e Efeito esteve à conversa com bisneto do líder sul africano e Nobel da Paz, Nelson Mandela. Siyabulela Mandela falou do trabalho que desenvolve, enquanto consultor independente para o desenvolvimento internacional, direitos humanos e resolução de conflitos, do legado do bisavô, e do momento de crise que se vive na África do Sul.
A Carla Adão esteve em Nova Iorque na Opportunities in Africa e conversou com o empresário senegalês, Kémo Touré Jr., que fundou a Wutiko para potenciar os negócios em África.
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, está a acolher a exposição "Revoluções: Guiné-Bissau, Angola e Portugal". Trata-se de um conjunto de fotografias, do italiano Uliano Lucas, que mostram diferentes momentos das lutas de libertação em Angola e na Guiné-Bissau, e Portugal, no período de ditadura e nos primeiros dias após a Revolução dos Cravos. Miguel Cardina é um dos curadores desta exposição.
O criminalista cabo-verdiano João Santos comenta o envolvimento dos jovens na criminalidade no arquipélago, na Opinião da Semana.