Do Rio ao Mar
Ródano
Neste episódio, François Pécheux apresenta-nos um dos mais belos rios de França: o Ródano. Dos Alpes à Camarga, François seguirá o seu percurso ao encontro dos que estão ligados ao rio.
A sua jornada começa na fronteira suíça, ao pé de uma cascata. Ao longo do percurso, François conhece Jean, que navega num barco elétrico entre o antigo Ródano e o novo Ródano, em Chanaz. Ao longo das margens, nas soberbas gargantas de Balme, descobriu Rémi e a sua paixão pelos castores. Rémi fotografa e estuda estes roedores muito importantes para o ecossistema do rio e que quase desapareceram.
O Ródano torna-se verdadeiramente navegável depois de Lyon. François vai descobrir a cidade a partir da água, com Jean-Charles e Paulo, dois remadores, num barco salva-vidas. A corrente leva-o a Grigny, onde será confrontado com combates medievais, como um cavaleiro do rio. Uns quilómetros mais abaixo, às portas do Ardèche, ajudará Raphael, um viticultor da região, a descer um barril até ao fundo de uma gruta para envelhecer o seu vinho em condições ótimas.
Não muito longe dali, encontramos a mítica eclusa de Bollène, que era a mais potente barragem hidroelétrica da Europa quando foi construída e a maior eclusa do mundo.
François tem a sorte de embarcar numa enorme barcaça para ir a Arles. Nos rápidos do Ródano, ele irá participar numa simulação de um resgate em condições extremas executada pelos bombeiros de Gard e Bocas do Ródano, os guardiões do rio.
Finalmente, depois de mais de 500 quilómetros no rio, François encontra finalmente o mar, no final do enorme delta do Ródano, na Camarga.
Ficha Técnica
- Título Original
- Au Bout C´Est La Mer (Rivers to the Sea)
- Intérpretes
- Apresentação: François Pecheux
- Realização
- N. Boero, P. Richter, A. Badin
- Produção
- Step by Step Productions, France 5, Voyage
- Autoria
- Stéphane Jobert, François Pecheux
- Ano
- 2022
- Duração
- 52 minutos