Do Rio ao Mar
Manambolo
No último episódio da série, François dá-nos a conhecer o rio Manambolo, o rio mais selvagem de Madagáscar. Descendo mais de 370 quilómetros até ao Canal de Moçambique, François está em modo expedição, acampamento e autonomia porque não há estrada no horizonte. Pelas margens isoladas, descobre as destilarias clandestinas de Toaca Gazy, o famoso rum tradicional malgaxe. François caça o ogre do rio, o crocodilo, tão temido quanto respeitado.
No Manambolo, conhece navegadores invulgares, como Pily, um corajoso negociante de rum, ou Tovonasy, o guardião dos venerados túmulos, os dos primeiros habitantes de Madagáscar, instalados para a eternidade nas Gargantas do Bémaraha.
François descobre ainda os senhores de Morondava, os baobás, atualmente em perigo.
No meio dos gigantescos manguezais de Benzaville, François conhece um alegre grupo de mulheres Vézo, com quem compartilha caranguejos do mangue e o segredo da sua máscara de beleza. Os novos amigos de François veem-no percorrer os últimos metros que o separam do Canal de Moçambique, braço do Oceano Índico, foz do rio Manambolo.
Ficha Técnica
- Título Original
- Au Bout C´Est La Mer (Rivers to the Sea)
- Intérpretes
- Apresentação: François Pecheux
- Realização
- N. Boero, P. Richter, A. Badin
- Produção
- Step by Step Productions, France 5, Voyage
- Autoria
- Stéphane Jobert, François Pecheux
- Ano
- 2022
- Duração
- 52 minutos