Programas tv

Nas Margens do Mar Branco

Imagem de Nas Margens do Mar Branco

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

À descoberta da Rússia boreal

Esta é a história de um mar situado no extremo Norte, um mar onde a Rússia forjou um destino polar. É chamado de Mar Branco, por causa do gelo e do nevoeiro que o cobrem na maior parte do ano. Durante anos, Cédric Gras cruzou a Federação Russa, fascinado pela sua geografia e mosaico de etnias. Agora, parte em busca do chamado norte russo, a parte do Ártico onde os eslavos se estabeleceram há dez séculos. É uma região de florestas de coníferas imaculadas povoadas por Isbás, habitações típicas camponesas russas, no meio das quais se desenrolou uma história pioneira, espiritual e às vezes trágica.
O Mar Branco é o mar histórico do povo russo, o Mare Nostrum eslavo, em torno do qual uma nação foi construída. É para esta região historicamente rica, berço da Rússia, que o escritor de viagens parte. A sua viagem realiza-se no Inverno, a estação mais agreste, mas representativa da alma desta terra.
Nas costas do Norte, encontra tradições, mosteiros, civilizações na floresta e portos congelados. Cédric Gras leu com entusiasmo as histórias da conquista do Norte e está prestes a viajar pelo Mar Branco para entender melhor onde e como os russos se tornaram um povo do frio. É essa Rússia original, uma Rússia boreal, que procura descobrir.
A viagem começa na entrada deste Mar quase fechado, numa costa chamada Costa do Inverno. De lá, Cédric Gras chega à cidade de Arkhangelsk e ao seu porto preso no gelo, antes de chegar ao mítico arquipélago das Ilhas Solovetski. Segue o Canal do Mar Branco até ao interior conhecido como Carélia. Por fim, ruma ao remoto Litoral Norte, refúgio dos últimos pescadores do Pomor.

Ficha Técnica

Título Original
Russie Secrète : Sur les Rivages de la Mer Blanche (The White Sea, Soul of the Russian Arctic)
Realização
Cédric Gras, Christophe Raylat
Produção
ARTE France, Lato Sensu
Música
Ostinato Solo
Ano
2020
Duração
52 minutos