Do Serrote ao Bisturi
Pneumologia
A não ser que sejamos ermitas a viver numa gruta, já todos passámos por problemas pulmonares que nos terão afetado a nossa vida e a nossa saúde. Infelizmente, a doença pulmonar obstrutiva crónica é a terceira maior causa de morte por motivos de doença a nível mundial. Um milhar de milhões de pessoas sofrem neste momento de doenças pulmonares.
Na Grécia Antiga, alguns órgãos eram considerados mais importantes do que outros. Os pulmões eram vistos como órgãos menos nobres e eram relegados para uma classe inferior das partes do corpo, sendo muitas vezes denegridos pelo seu aspeto.
Quando não se pode respirar é difícil de fazer seja o que for. Ao longo da história, experimentamos todo o tipo de coisas para aumentar a nossa capacidade pulmonar e para nos ajudar a respirar. As fumigações foram uma solução inteligente... Obrigar os pacientes a inalar vários tipos de fumo e havia todo o tipo de xaropes feitos a partir de heroína, morfina, clorofórmio ou ópio. Com tantas ideias da Idade da Pedra, porque é que não mandaram os pacientes inalar cimento?!
Agora que o fumo foi arejado, já podemos ver os pulmões com uma clareza maior e o futuro parece promissor com a regeneração de tecido pulmonar, tratamentos de ponta e cirurgias de precisão. Sejam bem-vindos ao universo fascinante da pneumologia.
Ficha Técnica
- Título Original
- De la Scie au Bistouri
- Realização
- Karina Marceau, Nicolas Gruaud
- Produção
- PVP Media, Savoir Média
- Ano
- 2024
- Duração
- 29 minutos