Programas tv

Alexandria

Imagem de A Urgência da Filosofia

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

A Urgência da Filosofia

Episódio 4 de 9 Duração: 60 min

O desafio do "Alexandria" deste domingo à noite, véspera de uma semana de trabalho, é propor às telespectadoras e aos telespectadores estarem disponíveis para a filosofia.
Admito a ousadia da proposta dada a imagem pesada, complicada e, contudo, falsa que a filosofia tem junto dos não especialistas. Mas ouso crer que Alexandria - um programa sobre ideias, factos, teorias, horizontes - é o lugar ideal para conversar sobre filosofia, quiçá, filosofar.
Disciplina antiga em várias regiões culturais, nunca terá sido tão urgente, como hoje, convocá-la para nos ajudar a interpretar estes tempos sombrios que atravessamos e, se possível, aprendermos a lidar com eles.
E sim, a filosofia pode ser leve, conservando o rigor da linguagem, a sabedoria dos conceitos e proporcionando o prazer de pensar, também em grupo.

Convidados:
João Constâncio - Professor de filosofia
Alexandra Abranches - Professora de filosofia
David Elrich - Professor de filosofia
Pedro Franco - Professor de filosofia

Ficha Técnica

Título Original
Alexandria
Intérpretes
Apresentaçção: António Pinto Ribeiro
Realização
Carlos Lucas (RTP)
Produção
Sónia Diogo (RTP)
Autoria
Autoria: António Pinto Ribeiro
Ano
2025
Duração
60 minutos
Série
2