10 Set 2025
Documentário inédito sobre Don Lorenzo Milani e os seus alunos da Escola de Barbiana, uma escola cujo objetivo é que cada aluno se torne mestre de si mesmo
Barbiana, Dezembro de 1965. O realizador Angelo D´Alessandro vai a Mugello, na Toscânia, para uma investigação sobre a objeção de consciência. O encontro com Don Lorenzo Milani e os alunos da Escola de Barbiana viria a alterar os seus objetivos. Angelo D´Alessandro, o único cineasta a quem Don Milani permitiu filmar o quotidiano da sua escola, "recolhe um testemunho único".
Este documentário nasceu da recuperação do material filmado por Angelo D´Alessandro, descoberto pelo seu filho Alessandro após a morte do pai. É o único documento existente com as palavras, o rosto e a escola de Don Milani e que revela a voz e a imagem do homem que, hoje mais do que nunca, relança o tema da consciência e da obediência, da justiça e da solidariedade, de uma escola cujo objetivo é que cada aluno se torne mestre de si mesmo. É uma oportunidade para reafirmar a relevância da mensagem de Don Milani e recordar a sua grande lição. O seu pensamento, de extraordinária coerência, faz de Milani uma experiência intelectual, radical, utópica e política, pelo menos à escala europeia, muito para além dos limites de uma pequena cidade, de uma nação e do seu tempo.