Programas tv

Missão: 100% Português

Imagem de Alentejo - Tradição, Artesanato e Cantares

Géneros

  • Entretenimento

Informação Adicional

Alentejo - Tradição, Artesanato e Cantares

Episódio 11 de 0 Duração: 45 min

Os nossos missionários chegam ao Alentejo de balão de ar quente, depois de sobrevoarem a paisagem cheia de campos e planícies.
A primeira Missão é com os pés bem assentes na terra: a Catarina Maia conhece o Montimerso, um hotel moderno, minimalista e cheio de carácter, perfeito para relaxar. O João Paulo Rodrigues fica a conhecer um projeto que une tradição e inovação, o Sharish Gin, fruto do empreendedorismo e da vontade de arriscar do fundador da marca.
A Catarina segue para a Fabricaal, uma fábrica de mantas, almofadas e colchas que mantém os velhos métodos artesanais. A nossa missionária tenta aprender tudo sobre esta arte e põe mãos à obra. O João Paulo não se deixa ficar e visita a SOMODEL, um negócio familiar que passa de geração em geração e se dedica à pintura tradicional de mobiliário alentejano. Claro que o nosso missionário testa a sua veia artística - será que tem jeito?
No Alentejo, o céu é estrelado, e é por isso que a Catarina vai ao Observatório Dark Sky e fica maravilhada com o que vê através de um telescópio de tecnologia de ponta. O João Paulo, sempre fiel às tradições, aprende a fazer o famoso arroz de perdiz da Casa de Monte Pedral e ainda se junta aos cantares alentejanos à desgarrada e de improviso.
A dupla de missionários termina esta semana como começou: a sobrevoar as terras alentejanas. Mas antes, descobrem quem foi o mais alentejano. Quem irá vencer?

Próximas emissões deste episódio

  • RTP Internacional Ásia

  • RTP1

  • RTP Internacional

  • RTP Internacional América

  • RTP Internacional América

Ficha Técnica

Título Original
Missão: 100% Português
Intérpretes
Apresentação de João Paulo Rodrigues e Catarina Maia
Ano
2025
Duração
45 minutos
Série
6