Programas tv

F de Fiama: Mariana Pineda

Imagem de F de Fiama: Mariana Pineda

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

Versão cénica de Mariana Pineda, original de Federico Garcia Lorca, a partir da encenação de Fiama Hasse Pais Brandão

"F de Fiama" é um processo de arqueologia teatral e, simultaneamente, uma proposta para uma colaboração (póstuma, mas tangível) entre o UMCOLETIVO e o Grupo de Teatro Hoje. É a certeza de que os arquivos pessoais são a possibilidade cabal de estudar as mulheres portuguesas do século XX. É o resgate da memória viva do espetáculo (de atores, de espectadores e de críticos) para o reerguer, num diálogo entre dois núcleos artísticos que propõem tensões ao processo e à cena, pela relação com a História, pela própria ideia de imagem do que é hoje e do que era há 50 anos o teatro, mas sobretudo pela visitação do que resta do efémero.
Um projeto UMCOLETIVO e GMCL ? Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que integra alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora.
Mariana Pineda, com encenação de Fiama Hasse Pais Brandão a partir do texto homónimo de Federico Garcia Lorca, estreou em 1975, no contexto do Grupo de Teatro Hoje, do qual Fiama foi fundadora (com Gastão Cruz e Carlos Fernando). A encenação e dramaturgia são uma das mais visíveis e corpóreas possibilidades de estudar o (os?) exercício do Teatro de Fiama (possível, entre outras coisas, pelo revolucionário fim da ditadura portuguesa).
Lançámo-nos o desafio de reerguer esta encenação a partir do arquivo existente: a versão cénica quase integral da encenadora, a partitura musical de Jorge Peixinho e o programa de Igrejas Caeiro sobre o espetáculo.

Interpretação/Músicos (pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) - Rui Pinheiro (direcção musical, teclados e percussão), Mariana Robert Preto (flauta), Joana Devesa (flauta de bisel, cromorna, cornamusa e percussão), Jorge Sá Machado (violoncelo), Fátima Juvandes (percussão)

Próximas emissões deste programa

  • RTP2

Ficha Técnica

Título Original
F de Fiama: Mariana Pineda
Intérpretes
Bruno Ambrósio, Cátia Terrinca, Carla Vasconcelos, Daniela Madeira Mendonça, Delfim Nunes, Francisco Patola, Inês Sousa, Jacinto Nunes, Mário Sena, Matilde Paiva, Mónica Garnel, Pedro Lacerda, Sílvio Vieira, Xavier Guerreiro
Realização
Rayana Rei, Filipe Moura
Produção
UMCOLETIVO, Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, Cineteatro Louletano, Teatro Cine de Torres Vedras, Teatro Joaquim de Almeida e Municípios de Oeiras, Ponte de Sor e Setúbal
Autoria
Texto Original: Federico García Lorca, Fixação do texto - Cátia Terrinca, João P. Nunes, Luís Eduardo Graça, Raquel Pedro, Ricardo Boléo, Xavier Guerreiro
Música
Música Original: Jorge Peixinho
Ano
2025
Duração
100 minutos