Programas tv

A Cidade das Mulheres

A Cidade das Mulheres

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Uma fábula visionária, delirante e cínica sobre o Mundo das mulheres na visão, inconfundível, do mestre Fellini

Quando o comboio em que Snàporaz viaja pára inesperadamente, no meio de um campo, este lança-se em perseguição da mulher que ia sentada à sua frente. Ela consegue trocar-lhe as voltas, no meio da floresta, e Snàporaz vai ter a um grande hotel onde decorre uma convenção feminista. Insultado por todas, excepto por Donatella, a mulher de patins, Snàporaz vai parar à cavernosa cozinha do hotel. Aí, um velho cozinheiro, ajuda-o a fugir na companhia de umas raparigas. Estas querem divertir-se às suas custas e Snàporaz foge para um bosque onde encontra o dr. Katzone, que o convida para a sua mansão. Esta revela-se um autêntico santuário à glória do "Phalus" e no final de uma longa galeria de pintura, onde estão inúmeros retratos de mulheres, a própria mulher de Snàporaz espera-o. Os dois juntam-se a Katzone numa festa, para comemorar o seu adeus às mulheres, que é interrompida por umas mulheres polícias de botas e chicote. Snàporaz, até perceber que está no meio de um sonho, ainda vai ter muito que sofrer com as mulheres.
"A Cidade das Mulheres" é uma bizarra e fascinante realização de mestre Fellini, mais uma vez sobre o universo das mulheres. A alucinante trajectória de um homem que procura uma mulher e que se mete nos mais humilhantes e insultuosos sarilhos, vítima por excelência das mulheres, é o pretexto para Fellini construir uma sátira mordaz em tom de fábula nocturna, visionária, delirante e cínica, sobre as mulheres e sobre as dificuldades de um homem no meio do Mundo das mulheres. "A Cidade das Mulheres" criou alguma polémica junto das organizações feministas, que se sentiram ultrajadas pela forma cáustica e ácida como Fellini as caracterizou, nesta sua onírica, pessoal, fantasiosa e divertida obra com o seu eterno "alter ego", Marcello Mastroianni, no principal papel.


Próximas emissões deste programa

  • RTP Memória

Ficha Técnica

Título Original
La Città delle Donne
Intérpretes
Marcello Mastroianni, Anna Prucnal, Ettore Manni, Bernice Stegers, Iole Silvani,Donatella Damiani, Catherine Carral, Fiammetta Baralla, Marcello di Falco
Realização
Federico Fellini
Produção
Renzo Rossellini Zapponi, B. Rondi
Autoria
Federico Fellini, Bernardino Zapponi, Brunello Rondi
Música
Luis Bacalov
Ano
1981
Duração
134 minutos