O ISCO
Uma sensível e poética crónica de vida no seio de uma comunidade piscatória do Peru, que é, também, uma bela história no feminino.
Numa vila piscatória do norte do Peru, Maria trabalha com o marido, Juan, na pesca, apesar da sua gravidez. Quando Juan se faz ao mar a bordo de um barco de pesca industrial, Maria fica furiosa. Não tanto pelo facto de o marido a ter deixado mas, sobretudo, porque tem uma ligação muito especial ao mar e uma incondicional paixão pelas tradicionais artes de pesca, que Juan parece ter esquecido.
A realizadora norueguesa Marianne Eyde rodou no Peru uma sensível e poética crónica sobre uma comunidade de pescadores, centrando-se na história da bela e rebelde mulher de um pescador local, cujo marido a deixa para trabalhar num pesqueiro. Tirando magnífico partido do exotismo local e com envolvente sentido documental, Eyde constrói uma espécie de fábula no feminino sobre a paixão pelo mar e pelas tradições de um povo simples, místico e humilde. ¿O Isco¿ é, pois, a apaixonante trajectória de uma mulher bela, sensual, rebelde e de forte espírito independente, excelentemente interpretada por Monica Sanchez, que veio do mar e vive virada para o mar, no meio dos conflitos com os homens e descontente com um Mundo em transformação que se vai esquecendo dos valores fundamentais da vida.
Ficha Técnica
- Título Original
- LA CARNADA
- Intérpretes
- Monica Sanchez, Gabriela Velasquez, Miguel Medina, Orlando Felices, Ana Cecilia Natteri, Ivan Chavez, Jeronimo Ruiz.
- Realização
- Marianne Eyde
- Produção
- Gladys Taipe
- Autoria
- Marianne Eyde
- Música
- Manuel Mujica
- Ano
- 1999
- Duração
- 81m (cor) minutos