Insólitos
O leitão
O Sr. Leitão vive com a mulher numa casa de um velho bairro social. O seu vizinho, que ele não conhece porque é novo no bairro, tem um cão chamado Bobi e que está permanentemente a ladrar, sendo por isso um animal indesejado pelo Sr. Leitão. E decide acabar com ele. Para tanto lembra-se de um leitão.
Na sua leitaria, que mais parece uma simpática tasca, o Sr. Leitão acabou de dar um banho especial a um leitãozinho assado.
Quatro velhos divertidos mendigos, nos quais se inclui involuntariamente um cego, ao repararem no animal exposto na montra da tasca, sentem chegada a hora de conhecer o sabor mítico do leitão, sabor esse que um deles garante ser parecido com o caviar. Com um simples mas eficaz estratagema, com a ajuda do cego, conseguem reter o Sr. Leitão na casa de banho da leitaria e fogem com o delicioso bicho e uma garrafa de vinho a acompanhar.
Num lugar isolado, os quatro mendigos preparam-se para saborear o leitão não sem antes fazerem uma breve e silenciosa oração já que, é certo, o leitãozinho está com eles graças a Deus, e "ao gajo da leitaria", acrescentam. Nesse instante, dois jovens assaltam-nos e roubam o leitão.
Ficha Técnica
- Título Original
- Insólitos
- Intérpretes
- Henrique Viana, Fernanda Serrano, Fátima Belo, Fernando Gomes, Raquel Maria, Alexandra Lencastre, Heitor Lourenço, Rui Reininho, João d´Ávila
- Realização
- Diogo Collares Pereira, Margarida Ferreira de Almeida, Fernando Matos Silva
- Produção
- Fábrica de Imagens
- Autoria
- Abel Neves
- Ano
- 2001
- Duração
- 25 minutos