HISTÓRIA DO JAZZ
THE GIFT ( 1917 a 1924)
A história do jazz torna-se também na história de duas grandes cidades, Chicago e Nova Iorque, e de dois extraordinários artistas, cujas vidas e respectiva música se estenderam ao longo de quase três quartos de século: Louis Armstrong e Duke Elligton.
Armstrong cresceu nas ruas de Nova Orleans, onde desenvolveu o seu génio musical sem paralelo, com a ajuda de King Oliver, o principal trompetista da cidade. Em 1922 vai para Chicago, onde o seu som transcendente e os ritmos alegres inspiram uma nova geração de músicos, brancos e negros, a juntarem-se ao mundo do jazz.
Entretanto, Duke Elligton, oriundo da classe média, segue para Harlem, onde forma uma banda a fim de criar um estilo de música muito própria, um misto de blues com os sons de jazz tocados pelo seu novo trompetista, Bubber Miley.
À medida que os anos vinte decorrem, assiste-se ao êxito de Paul Whiteman, um branco que lidera um banda, e que vende milhões de discos, com as suas suaves interpretações do jazz sinfónico, enquanto que Fletcher Henderson, negro e também leader de uma banda, se distingue na música de dança com os seus inovadores arranjos musicais. Em 1924, Whiteman apresenta ao mundo George Gershwin e a sua famosa "Rapsody in Blue" e Henderson traz Louis Armstrong até Nova Iorque, para juntar ao novo som da banda o seu brilho improvisador.
Brevemente, Armstrong vai mostrar ao mundo inteiro como se dança ¿o "swing".
Ficha Técnica
- Título Original
- JAZZ
- Realização
- Ken Burns
- Produção
- Uma co-produção CS Associates/BBC