Serviço Público
FERNANDA BORSATTI
A equipa do "Serviço Público" saíu de Lisboa em busca do Portugal profundo e de uma ficção que, mais uma vez, reflicta a televisão que temos.Depois de percorrer 400 km, chegou a Aveloso, uma pequena aldeia do concelho de Mêda, distrito da Guarda. Levou consigo o objectivo é levar a televisão a esta aldeia, de mostrar aos seus habitantes o que é a televisão, como se faz televisão, quem manda na televisão e como são os bastidores.
Esta "campanha de alfabetização" veio lançar o caos na vida rotineira daquela gente, que oas poucos aprende a ser feliz porque vê televisão.É essa a missão de Tiago Rodrigues. Este jornalista, que conduziu as conversas com os convidados do "Serviço Público", juntou os populares no largo de Aveloso e transmitiu-lhes a mensagem de que a televisão irá mudar as suas vidas, o seu modo de pensar.
Confrontamos a realidade desta pacata aldeia, com o reboliço da chegada da televisão, com todos os seus defeitos, vícios, exigências e, acima de tudo, com o seu poder.
Enquanto está em Aveloso, a equipa do "Serviço Público" tem conhecimento da morte trágica do seu apresentador - Ricardo Magalhães - e é longe de tudo que discute e decide o futuro do programa.
Ficha Técnica
- Título Original
- Serviço Público
- Intérpretes
- apresentação de Miguel Borges
- Realização
- Margarida Moura Guedes
- Produção
- MÍNIMA IDEIA
- Autoria
- Luís Osório, Tiago Rodrigues
- Música
- Rui Gato
- Ano
- 2001
- Duração
- 50 minutos