Por Outro Lado
Maria José Morgado
Descansa do stress da intensa vida profissional nadando 1000 metros - 40 piscinas, nem mais nem menos - três vezes por semana. Confessa que este exercício físico se tornou indispensável para o seu equilíbrio, depois de ter praticado jogging durante largos anos.
Maria José Morgado é Directora Nacional Adjunta da Polícia Judicária, responsável pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económico-Financeira. Traduzida esta complicada nomenclatura, esta magistrada que se notabilizou como delegada do ministério Público no julgamento de Carlos Melancia, no Tribunal da Boa-Hora, reapareceu agora a "dar a cara" no caso Vale e Azevedo e tem nas mãos casos muito complexos do chamado crime de "colarinho branco" e do crime "invisível" das fraudes financeiras em larga escala.
Nascida em Angola há 50 anos, é casada com o especialista em assuntos fiscais José Luís Saldanha Sanches e têm uma filha de 25 anos. Fez o curso de Direito em Lisboa, com interrupções devido à actividade política a que então se entregava - era uma das mais combativas e conhecidas militantes do
MRPP.
Passou pela prisão duas vezes: antes do 25 de Abril e também depois, quando foi detida pelo COPCON chefiado por Otelo Saraiva de Carvalho.
Abandonou a militância e as ideias do marxismo-leninismo, dedicou-se fundamentalmente à vida profissional.
Ficha Técnica
- Título Original
- Por Outro Lado
- Intérpretes
- Apresentação de Ana Sousa Dias
- Realização
- Rui Nunes
- Produção
- Alice Milheiro
- Ano
- 2001
- Duração
- 50 minutos
- Série
- III