OS CLAVES por João Carlos Callixto

22 Mai 1966 - "Somebody Help Me"

O Grande Concurso do Ié-Ié que teve lugar no Teatro Monumental entre 1965 e 1966 sagrou como vencedor o grupo Os Claves. A carreira deste quinteto pop rock deixou apenas dois discos registados, ambos em 1966, e é a esse mesmo ano que este “Gramofone” viaja, para apresentar a versão que então fizeram de “Somebody Help Me”, dos ingleses Spencer Davis Group.

Os Claves tinham sido formados como The Saints em 1965, com Luís de Freitas Branco, João Valeriano e Alexandre Côrte-Real. Este último sai pouco depois e a formação do grupo estabiliza com a chegada de Luís Pinto de Freitas, João Ferreira da Costa e José Jervis d' Athouguia. É já depois da inscrição no concurso do Ié-Ié que, por sugestão do técnico de som Moreno Pinto, mudam o nome para Claves. O regulamento do certame obrigava à apresentação de um original e Luís Pinto de Freitas, guitarra solo do grupo, escreve a canção “Crer”, que vem depois a ser incluída no primeiro dos discos dos Claves.


Com a vitória na final do Concurso, em 1966, é normal que a editora espanhola Marfer publicitasse isso mesmo no EP que publicou. Logo de seguida, por via da portuense Alvorada, sai o segundo e último disco dos Claves, onde se inclui esta versão de “Somebody Help Me”. O tema de abertura era “California Dreamin'”, dos americanos Mamas & the Papas, mostrando que o grupo estava perfeitamente sintonizado com a modernidade pop de então. Essa música fez também parte da mesma reportagem conduzida pelo jornalista José Mensurado para o magazine "TV 7", da RTP, de onde vem este momento de hoje, com os Claves captados durante um ensaio num pavilhão da Feira Popular de Lisboa.