73 ANOS DEPOIS, ACADÉMICA CONQUISTA A TAÇA PORTUGAL, por Rui Alves

Em 2011, a equipa da Associação Académica de Coimbra tinha caído nas meias-finais da prova rainha do futebol português. No ano seguinte sob o comando de Pedro Emanuel, a Académica consegue estar de novo presente no Estádio Nacional para mais uma final da Taça de Portugal.

Até ao jogo decisivo, os estudantes tinham eliminado cinco adversários, Oriental, Leixões, D Aves e Oliveirense, destacando-se a lição aplicada ao FC Porto em Coimbra: 3-0.

Finalista pela quinta vez, 43 anos depois da última presença. A Académica, 13ª classificada no Campeonato, conclui a caminhada gloriosa de sete jogos, ao derrotar no Jamor, numa final inédita, o Sporting.

Logo aos 4 minutos da primeira parte, Marinho fez o único golo da partida, e levou os cerca de 14 mil adeptos da Académica ao verdadeiro delírio. Os minutos seguintes foram certamente dos mais longos na história da Briosa, e, quando Paulo Baptista apita para o final da partida, a Taça estava de volta a Coimbra.

Na noite de 20 de maio de 2012, a cidade dos “estudantes” exulta pela conquista da Taça de Portugal, 73 anos depois de ter vencido, em 1939, a primeira edição da histórica competição.