A PRIMEIRA GRANDE VITÓRIA DO FC PORTO NA EUROPA! por Rui Alves

O FC Porto entrava para a nova época de 1977/78 com o maior jejum de títulos de campeão da sua história, muitos dias tem a abstinência de 19 anos. Nas competições europeias, o clube da cidade do Porto pouco tinha para se poder orgulhar das suas participações.

Ambicioso e depois de ter conquistado a Taça de Portugal, José Maria Pedroto projectava um dragão para grandes voos e assim alcançar o estatuto de grande do futebol português. Insaciável queria também acrescentar dimensão internacional ao seu projecto.

Em Outubro de 1977, o FC Porto segue na frente do campeonato com o rival de Lisboa, para a Taça dos Vencedores das Taças e depois de sensacionalmente ter eliminado o Colónia da Alemanha, prepara-se para receber o todo poderoso Manchester United e ter uma noite de exorcismo memorável.

Com grande astúcia e sábio nos jogos psicológicos, Pedroto muda a mentalidade dos jogadores portistas, forma uma equipa solidária, empenhada e capaz de sofrer para atingir o melhor resultado. Superiormente preparados pelo exorcista Pedroto, a equipa portista composta por Fonseca, Gabriel, Simões, Freitas e Murça; Teixeira, Rodolfo, Octávio e Oliveira; Seninho e Duda; foi capaz de ter a posse da bola deixando a temida produção ofensiva dos diabos vermelhos rouca e incapaz de ter o domínio da alma portista.