ABC CAMPEÃO NACIONAL DE ANDEBOL por Rui Alves

A década de sessenta foi de grandes mudanças no mundo, logo no primeiro ano, inicia-se a construção do Muro de Berlim, a capital do Brasil passou a ser Brasília, os Estados Unidos da América lançam o primeiro satélite, na música, surgem os Beatles. Em mais de 50 países, os estudantes revoltam-se contra a política seguida pelos vários governos.

Enquanto o mundo se questiona de quais as razões para tempos tão conturbados, o andebol passa também por uma mudança, o de “onze” praticado em campos de futebol pelados, perde jogadores e passa a ser jogado em pavilhões com equipas formadas por sete jogadores, tornando-se mais espectacular.

Por cá, o FC Porto e o Sporting, são os grandes campeões, 5 títulos para os dragões e 4 para os leões. A seguir à década de todas as mudanças, o andebol nacional, é completamente dominado pela sigla BSB. Entre 1970 e 1986, o Belenenses, Sporting e Benfica, dividem entre si, os títulos de campeão nacional.

Em 1987 e de uma forma surpreendente, o Académico Basket Clube conquista o primeiro título de campeão nacional de Andebol. O sonho bracarense inicia-se na terceira divisão e em menos de seis anos sagra-se campeão nacional da primeira divisão.

Com a subida à divisão principal, o mentor do ABC e treinador António Cunha, tendo à sua disposição grupo de jogadores de grande experiência e de jovens promessas, coloca um ponto final à aliança alfacinha.

No ano seguinte, bisa o triunfo, é o arranque para o domínio avassalador do clube da cidade de Arcebispos na década de noventa, coleccionando 7 títulos de campeão nacional.