BELENENSES EM DUPLA ESTREIA por Rui Alves

O jogo efetuado em Edimburgo no dia 04/09/1961, é marcado por uma dupla estreia, a do Belenenses nas competições europeias e de um clube português na Taça das Cidades com Feira, prova que anos mais tarde, viria a conhecer novo nome, Taça UEFA.

A 18 de Abril de 1955 e duas semanas depois da criação da Taça dos Campeões Europeus, surge esta Taça tão peculiar, inicialmente, só podiam candidatar-se seleções representantes das cidades que promoviam, regularmente, as principais feiras internacionais na Europa.

Rapidamente, clubes das cidades como Barcelona, Basileia, Birmingham, Londres, Milão, entre outros, passaram a disputar este torneio, primeiro com 16 emblemas e depois de 1962, a competição alarga-se para 32 participantes.

O regulamento desta competição europeia estabelece que fica por conta do clube visitado, a estadia da equipa de Belém, mais o pagamento de um valor previamente fixado para pequenas despesas. As receitas do jogo revertem para o clube da casa, descontando 5% para a Comissão organizadora.


No Easter Road, os perplexos adeptos escoceses, assistem na primeira parte a uma exibição de luxo dos jogadores do Belenenses. Ao intervalo e de uma forma surpreendente, o Belém treinado por pelo Argentino, Enrique Vega, estava na frente do marcador, em apenas 12 minutos, os três golos foram apontados por Carvalho, Yauca e pela lenda dos azuis, já com 34 anos, Matateu!


O excesso de confiança revelar-se-ia quase fatal e se não fosse a brilhante exibição do pássaro azul, o guarda-redes José Pereira que mesmo sofrendo três golos, consegue evitar a derrota da equipa do Restelo.

"Toda a equipa se esforçou por acertar e teve bocados bonitos. A defesa escocesa é muito rija..." - Matateu, no final do jogo ao Diário de Lisboa.