CAMPEÃ DO MUNDO DE BODYBOARD, por Rui Alves

Nasce em Portugal, porque os pais alemães ao ficarem fascinados pelo Algarve decidiram ficar na aldeia de Pedralva (Vila do Bispo).

Aos 10 anos recusava-se a fazer Educação Física na Escola, mas como Sagres tem uma grande tradição no bodyboard, Joana Schenker é desafiada a experimentar, seria amor à primeira vista.

Com 14 anos, vai às competições de juniores e duas temporadas depois, conquista o primeiro título dos três consecutivos do campeonato nacional da modalidade. Joana até ter patrocinadores fez um pouco de tudo, trabalhou em restaurantes, promoções como hospedeira em eventos e lojas.

Em 2013, venceria o circuito sénior, no entanto não lhe atribuíram o título. Decide então naturalizar-se, volta a ganhar no ano seguinte e aí pode festejar o título de campeã nacional.

Com apoio financeiro, começa a participar regularmente nos Europeus e Mundiais. Aos 30 anos, na segunda participação no Circuito Mundial de Bodyboard, alcança um feito que ninguém conseguira na história da modalidade em Portugal.

A algarvia Joana, sagrava-se Campeã do Mundo.