CAMPO GRANDE É UMA PISTA DE CORRIDAS por Rui Alves

A 17 de Agosto de 1902 disputou-se a 1ª corrida de automóveis em circuito fechado, as primeiras emoções dos Portugueses pelo desporto automóvel despertam no Hipódromo de Belém. Com a ultrapassagem dos anos, os adeptos apaixonam-se pelas corridas de carro e nos loucos anos 20, o alucinante Quilómetro de Arranque coloca a multidão em delírio.

O desporto automóvel andava até ao final de 1926, à procura de um local para as suas corridas, até que foi escolhida uma das mais agradáveis alamedas da capital, o Campo Grande converte-se em pista de corridas e local de romaria para os adoradores de carros.

Naquela que se transformaria na mais famosa pista Portuguesa, foram disputadas as primeiras corridas, mas a competição que se destacou foi o «quilómetro de arranque», em que a organização foi entregue ao Automóvel Clube de Portugal, com o apoio do Governo Civil de Lisboa.

Regressando a 1926, Lisboa desperta com enorme entusiasmo e a grande curiosidade dos alfacinhas faz esgotar os bilhetes de 2 para o peão e 10$php$'.$text.'
'; ?>$endphp$ para os restantes lugares!

Mesmo com estes preços, milhares de pessoas afluíram à grande alameda do Campo Grande, e se por qualquer razão, não tivesse estado presente, no dia seguinte e por meros 30 centavos poderia adquirir um jornal que confirmava a presença do Presidente da República, Óscar Carmona.

Abílio Nunes dos Santos foi o vencedor absoluto deste I Quilómetro do Campo Grande, precisou de 36,4 segundos para percorrer os mil metros.

Mesmo com o motor a falhar quando ultrapassou a linha de meta, o destemido piloto consegue alcançar a média 104.681 km/h, marca verdadeiramente sensacional para a segunda década do século passado e o Bugatti consagrado como o carro mais veloz de todo o país!