FC PORTO CRÓNICO CAMPEÃO DE ANDEBOL 11 , por Rui Alves

1959

Antes de ser conhecido em Portugal, o andebol já existia em vários países e antes de ser divulgado, existia na cidade do Porto um jogo muito semelhante, inventado por Porfírio Malheiro que era um professor de Educação Física, conhecido por “malheiral”.

Com a publicação das regras no jornal bissemanal Os Sports, o andebol de onze começa a ser praticado no Porto, onde foi introduzido nos finais de 1929 pelo desportista alemão Armando Tshopp.

A primeira apresentação oficial de um jogo de andebol teve lugar no dia 31 de Janeiro de 1931 na Cidade Invicta, surgindo poucas semanas depois a Associação de Andebol de Lisboa, seguindo-se a da Associação de Andebol do Porto.

Em 1932, as duas Associações iriam organizar as primeiras competições oficiais de Andebol que era praticado por 11 jogadores num campo de futebol. Para a memória da modalidade fica, em Junho de 1934, a realização do primeiro Porto – Lisboa.

O Campeonato Nacional é pela primeira vez disputado em 1939 e o FC Porto o seu primeiro campeão. O andebol de onze resistiria 36 anos e o clube portista viria conquistar 29 títulos.

Em 1959, a formação azul e branca iria sagrar-se mais uma vez campeã. Viaja até Lisboa, para no Estádio do Campo Grande junto ao Estádio de Alvalade, revalidar o título no desafio decisivo em que derrotaria o Benfica por 13-9.

A realidade no novo milénio é agora bem diferente, o andebol de onze não existe, mas sim o de sete que também tinha sido introduzido por outro alemão residente no nosso país. O primeiro torneio oficial foi organizado por Henrique Feist, na vila de Cascais, no Verão de 1949.

A crescente popularidade do andebol de sete, tanto no nosso país como internacionalmente, levaria à extinção do andebol de onze. O último Campeonato seria disputado em 1975, conquistado pelo crónico campeão FC Porto.