Judo com bronze olímpico, por Rui Alves

Nuno Delgado, com 24 anos, coleciona a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Representante da arte marcial japonesa, o português conquista a medalha de bronze na categoria de 81 kg depois de ter derrotado o uruguaio Álvaro Paseyro ao utilizar de forma perfeita o Yppon.

Dos seis judocas portugueses presentes em Sydney, Nuno é o único estreante nos Jogos Olímpicos.

A brilhante participação de Nuno nos Jogos Australianos inicia-se que nem um relâmpago, bastam 28 segundos para vencer sobre o monegasco Vatricant, seguem-se o italiano Lepre (vitória por decisão unânime dos juízes), o australiano Kelly e o iraniano Sarikhani.

A derrota imposta pelo coreano Cho desvia o então judoca do Sport Algés e Dafundo do trilho do ouro e a da prata.

No entanto, o judo português subiria pela primeira vez a um pódio olímpico, o feito inédito alcançado pelo campeão da Europa de 1999 que ao conquistar o bronze, faz com que Portugal some a 16.ª medalha olímpica, oitenta e oito anos depois da primeira presença lusitana nos Jogos Olímpicos.

"São emoções fortes, momentos de satisfação. De alguma maneira, sinto uma enorme satisfação por ter contribuído para o caminho que a modalidade trilhou, pois evoluiu e cresceu, ganhou muitas medalhas nas grandes competições. É um prazer e orgulho fazer parte dessa história", afirmaria 20 anos mais tarde Nuno Delgado.

Ao se destacar no desporto nacional, seria o atleta escolhido como porta-estandarte da delegação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.