MOSTRA QUEM TU ÉS, por Rui Alves

O emblemático Estádio Mário Duarte, casa do Sport Clube Beira-Mar, já não existe. Inaugurado em 1935, o campo recebeu mais de dois mil jogos e foi frequentado pelos grandes artistas do futebol português.

Entre eles, Eusébio, primeiro como visitante e depois com a camisola amarela e calções pretos da equipa da cidade de Aveiro. O pantera negra com 34 anos, está de regresso a Portugal, depois de ter deixado para trás os anos gloriosos vestido de encarnado e do périplo pelo continente americano onde jogou no Boston Minutemen, Las Vegas Quicksilver, New Jersey Americans e no Buffalo Stallions.

Em 1976, o estádio da Veneza portuguesa está a abarrotar de adeptos que em delírio, assistem à apresentação de Eusébio frente ao Feirense. Pela primeira vez e única, o clube aveirense recebe num só jogo, o dinheiro que tinha desembolsado na contratação de um futebolista.

E de cada vez que Eusébio pega na bola, os adeptos do Beira Mar gritam: "Vá mostra ao Benfica quem tu és...”

Passado um ano, Eusébio que já tinha sido submetido a seis intervenções cirúrgicas só ao joelho esquerdo, informa que se ia embora, o Las Vegas Quicksilver contava com ele a partir de Abril de 1977.

Até essa altura tinha feito três jogos completos, com o Vitória de Setúbal, Boavista e Portimonense. Em cinco, Belenenses, Benfica, Guimarães, Leixões e Varzim, tinha sido substituído e marcara três golos deixando o clube Beira-Mar no penúltimo lugar.