O BANCÁRIO CAMPEÃO DO MUNDO por Rui Alves

“O maior atleta de meio fundo e fundo de todos os tempos”. Moniz Pereira

Para o “Senhor Atletismo”, Carlos Lopes é o melhor corredor do mundo de longa distância e a conquista do primeiro título mundial do atleta de Vildemoinhos, tira do anonimato o Professor Moniz Pereira. O Treinador Português passa a ser uma referência incontornável do Atletismo Internacional.

“O maior atleta de meio fundo e fundo de todos os tempos” Moniz Pereira

No lamaçal de Chepstow, no Pais de Gales, fica gravada a primeira grande proeza do atletismo nacional. O até então desconhecido, Carlos Lopes, bancário de profissão que dois anos antes ainda se treinava de madrugada para depois ir trabalhar, conquista o título de Campeão do Mundo de Corta-Mato.

O atleta de Viseu que veste a camisola do Sporting desde de 1967, parece flutuar sobre um piso onde normalmente passam cavalos, visto que a prova teve lugar num hipódromo. A semente lançada pelo Professor Moniz Pereira depois do 25 de abril de 1974, começa a dar as primeiras vitórias internacionais.

O ouro da liberdade esmaga toda a concorrência e é conquistado por um atleta em part-time que após a revolução de Abril, treinava de manha para a seguir ao almoço ser um bancário com um vencimento mensal de 7.105 escudos (814 Euros).