OS 7-1 DO SPORTING AO BENFICA, por Rui Alves

Foi no século passado, mas não há um adepto do Sporting que, sem qualquer tipo de dúvida, não saiba da goleada por 7-1 ao Benfica.

A 14 de dezembro de 1986, então treinados por Manuel José, Manuel Fernandes e companhia escreveram uma das páginas mais memoráveis dos leões e, simultaneamente, uma das mais embaraçosas da história das águias.

A vantagem magra de um golo ao intervalo, em nada fazia prever a hecatombe que iria acontecer. A segunda parte foi de sonho para a formação leonina. Os golos de Meade, Mário Jorge (2) e Manuel Fernandes (4) destroçaram a equipa da Luz, que apenas marcou por Vando.

A goleada de sete golos, é um resultado que traumatiza qualquer adepto quer seja do Sporting ou do Benfica. E para os jogadores encarnados?

A seguir à humilhante derrota em Alvalade, o clube encarnado não seria derrotado até ao último jogo da época.

E a desforra dá-se quando o Benfica se sagra campeão nacional na penúltima jornada. Com quem? Pois claro, com o Sporting!

Nessa época, as "águias" fizeram a "dobradinha", tendo conquistado a Taça de Portugal... ao Sporting.

Mas para o capitão leonino, os sete golos infligidos ao rival da 2ª Circular são festejados como uma conquista de um título de campeão nacional se tratasse...