PORTUGAL CAMPEÃO DO MUNDO DE PRAIA, por Rui Alves

18 de fevereiro de 2001, dia histórico para o futebol de praia português. Na Costa de São Salvador da Bahia (Brasil), Portugal conquista o Mundial de Futebol de Praia, o primeiro da sua história.

Na VII edição do Campeonato do Mundo, a seleção nacional com duas vitórias frente aos EUA e Uruguai, fica na frente do grupo C. Nos quartos de final, a equipa treinada por Alexandre Julião elimina Espanha por 1-0, segue-se o duelo com o Brasil.

No embate com os anfitriões, que somavam seis Mundiais seguidos sem qualquer derrota, Portugal ao vencer no prolongamento por 6-5, impõe o primeiro desaire à seleção brasileira que se anunciava como uma equipa imbatível.

No jogo final, os portugueses enfrentam a seleção francesa que tinha, entre outros, o antigo “enfante terrible” do Manchester United Eric Cantona.

O triunfo da seleção nacional nunca esteve em causa, tal foi a pontaria demonstrada pelos avançados Alan e João Saraiva mais conhecido por Madjer, autores respetivamente de 4 e 2 golos.

Alan, brasileiro naturalizado, jogador histórico do futebol de praia lusitano sagra-se o melhor marcador do Torneio com o total de 10 golos e Hernâni é eleito como o melhor futebolista nas areias brasileiras.

Embora nas areias do Sauípe, Portugal vinga o desaire sofrido na meia-final do Euro 2000 no futebol jogado na relva. Com este sucesso, os jogadores da seleção nacional composta por Zé Miguel, Nunes Alan, Hernâni, Madjer, Marinho, João António, Barraca, Pedro Jorge e Crespo, entram para a memória da modalidade.

Na praia e depois da Taça Latina e do Campeonato da Europa, Portugal ao vencer na final por 9-3, junta mais um título, o primeiro de Campeão do Mundo, sucedendo à seleção canarinha que tinha triunfado nas seis anteriores edições.