VII GRANDE PRÉMIO DE MACAU, por Rui Alves

Realizado pela primeira vez em 1954 como uma corrida para pilotos do primeiro entreposto europeu em território chinês, o Grande Prémio de Macau iria ser considerado para muitos dos adeptos do desporto automóvel como a melhor prova em circuito urbano do mundo.

A competição automóvel era a fórmula encontrada pelas autoridades locais para promoverem Macau enquanto destino turístico, em contraponto com a vizinha Hong Kong.

A 1ª edição foi disputada nos dias 30 e 31 de outubro e contou com 15 participantes numa prova de 51 voltas ao Circuito da Guia (6,2 km), que durou quatro horas. O Triumph TR2 de Eddie Carvalho venceu na prova inaugural, enquanto Gordon “Dinga” Bell estabeleceu a volta mais rápida ao comando de um Morgan.

Em 1960, Macau integra pela primeira vez o calendário internacional das provas automobilísticas na qualidade de “corrida nacional com participação estrangeira”, sendo, também pela primeira vez, realizado de acordo com os regulamentos da FIA relativos a automóveis de desporto e grande turismo. O piloto escocês Martin Redfern, no seu Jaguar XK SS, venceria o VII Grande Prémio de Macau.

Quando a Fórmula 3 se tornou no primeiro grande passo para acesso à Fórmula 1, o Circuito da Guia passou a ser obrigatório para qualquer jovem piloto.

O ano de consagração da prova foi em 1983, quando o jovem Ayrton Senna da Silva venceu a prova, uma das corridas mais importantes da sua carreira e a última em Fórmula 3, o piloto brasileiro iria estrear-se na fórmula 1 em 1984.