"A Bicicleta do Ourives Ambulante" vence prémio literário João Gaspar Simões

por Lusa

O escritor e empresário Silvério Manata venceu o prémio literário João Gaspar Simões, instituído pelo município da Figueira da Foz, com o romance "A Bicicleta do Ourives Ambulante", anunciou hoje a autarquia.

Em nota de imprensa, a autarquia afirma que o trabalho vencedor "retrata um interessante período da nossa história coletiva" e que o júri do prémio bienal instituído em 2009 "considerou que a obra destacada revela uma notável riqueza de vocabulário e uma apreciável qualidade narrativa".

À agência Lusa, Silvério Manata, 56 anos, natural da localidade de Carapelhos, concelho de Mira (Coimbra) e residente em Grândola, distrito de Setúbal, manifestou-se "naturalmente satisfeito" pelo prémio, sustentando que o galardão "é um estímulo" para continuar a carreira de escritor.

Acrescentou que o romance agora premiado - o terceiro da sua autoria - decorre em dois espaços territoriais distintos (a zona da Gândara, no litoral Centro do país e o Alentejo) e que o protagonista é um ourives ambulante oriundo da região da Gândara, "tal qual os ourives que de Cantanhede e Mira saíram para o país todo", frisou.

Ao prémio João Gaspar Simões - instituído em 2009 em homenagem ao novelista, dramaturgo, crítico literário, editor e tradutor nascido na Figueira da Foz em 1903 e que morreu em Lisboa, em 1987, com 83 anos - concorreram 91 obras "provenientes de todo o país e ilhas e uma do estrangeiro", predominando os docentes entre concorrentes com várias profissões, sublinhou a autarquia.

O júri, constituído por Manuel Frias Martins, em representação da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Maria Carlos Loureiro, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e António Tavares, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura do município da Figueira da Foz considerou ainda que "a capacidade de efabulação e os vários registos de memórias e experiências trazem, ao romance em causa, um interesse especial que o coloca num plano estimulante de realização literária".

Para além do galardão na modalidade de romance, o vencedor irá receber 2.500 euros, não tendo sido atribuída qualquer menção honrosa no âmbito da terceira edição do Prémio Literário João Gaspar Simões, indicou a autarquia.

Nas duas edições anteriores, foram premiadas as obras "O Fotógrafo da Madeira", de António Breda Carvalho (2010/2011), e "O Primo Aprendiz - História de um Carbonário", da autoria de Mário Silva Carvalho (2012/2013).

Tópicos
pub