"A estrela de Joana" de Paulo Pereira nas bancas

por RTP
Presença

Lembra-se de Joana Cipriano? A menina de oito anos cujo desaparecimento chocou Portugal em 2004? O caso e as peripécias do dia a dia que lhe foram inerentes são agora relatados em livro por um dos inspectores da Polícia Judiciária que acompanhou as investigações.

A obra é publicada dia 4 de Setembro pela Editorial Presença e lançada dia 6 de Setembro no Café In, pelas 19h00, com apresentação de Júlia Pinheiro e Hernâni Carvalho.

Autor e personagem de A Estrela de Joana, Paulo Pereira Cristóvão foi destacado, juntamente com dois colegas da Direcção Central de Combate ao Banditismo, para interrogar o tio e a mãe de Joana, detidos por suspeitas de envolvimento no desaparecimento da menina.

Os inspectores acabam por envolver-se na investigação e contribuem para sustentar a teoria de homicídio.

Em "A Estrela de Joana", o autor dá conta do quotidiano destes agentes e do desenrolar das pesquisas.

O objectivo acaba por nunca ser atingido.

Depois de semanas de buscas, o corpo de Joana não é encontrado.

Os inspectores regressam a Lisboa.

Numa esplanada, junto ao rio Tejo, comovem-se quando avistam uma estrela cadente, a estrela de Joana.

Um livro que se assume como uma homenagem à corajosa Joana para sempre na memória de todos nós.

O Autor

Paulo Pereira Cristóvão nasceu em Lisboa há 38 anos.

Em Novembro de 1990 entrou para os quadros da Polícia Judiciária de onde saiu no início de 2007 para fundar uma empresa de Consultoria e Investigação.

Com formação específica ao nível da Perícia Psicológica, Perfis e Tendências Criminais, bem como Justiça Criminal, Paulo Pereira Cristóvão esteve à frente de alguns dos processos mais mediáticos da Direcção Central de Combate ao Banditismo.
pub