A vida nova de "Mistérios de Lisboa"

por João Fernando Ramos

Um dos mais premiados filmes do cinema português. "Mistérios de Lisboa" está de regresso às salas de cinema e é agora também reeditado em DVD.
Ricardo Pereira, que faz parte do elenco desta obra do falecido Raúl Ruiz,considera a iniciativa uma "forma de homenagear um dos realizadores mais importantes dio cinema mundial que adorava o nosso país, adorava trabalhar aqui e que teve (neste filme) uma obra-prima de despedida".

O argumento foi inspirado na obra de Camilo Castelo Branco. "Mistérios de Lisboa" reuniu no elenco alguns do maiores nomes da representação nacional.

Estreado em 2010 o filme foi distinguido nos principais festivais de cinema nacionais e estrangeiros.

No ano em que se assinalam 5 anos da morte do realizador Raúl Ruiz, "Mistérios de Lisboa" regressa às salas de cinema, em versão remasterizada. "O filme está melhor. A evolução tecnológica permitiu tornar algumas das cenas mais envolventes", explica o ator Ricardo Pereira que admite que as condições de visionamento das cópias trabalhadas é muito melhor do que as originais.

No dia 28 de agosto, o cinema Nimas, em Lisboa acolhe uma sessão especial com a participação do elenco. "É uma história em seis episódios que merece ser vista no grande ecrã" diz Ricardo Pereira que lembra que o filme vai estar em exibição salas de todo o país durante os próximos meses.
pub