Braga antecipa Noites Brancas para não coincidir com festas de Ponte de Lima

por Lusa

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 28 jan (Lusa) - A Câmara de Braga antecipou a data do evento Noites Brancas para não coincidir com a festa ancestral de Ponte de Lima, evitando que o público "seja obrigado a escolher entre dois grandes eventos".

Este ano, a quinta edição da iniciativa lúdico-cultural Noite Branca vai decorrer, em Braga, na primeira semana de setembro enquanto as Feiras Novas, como acontece desde 1878, ocorrerão na segunda semana do mesmo mês.

A alteração resulta de um protocolo de colaboração, hoje assinado, em Ponte de Lima, entre o presidente da Câmara daquela vila do Alto Minho, Vítor Mendes e o colega de Braga, Ricardo Rio.

O autarca anfitrião realçou a "visão estratégica" de Ricardo Rio "que percebeu que ninguém ficava a ganhar" com a coincidência das datas dos dois eventos "em territórios tão próximos", que distam 25 quilómetros, um do outro.

Vítor Mendes afirmou que se trata de um "bom exemplo" a ser "replicado" por outros concelhos do distrito, e fora dele, no sentido de garantir "a efetiva complementaridade" dos territórios do Minho.

"É possível sermos complementares a favor de toda uma região", sustentou.

Ricardo Rio sublinhou que a cidade de Braga e a vila de Ponte de Lima "têm relações históricas", uma vez que ambas estão "intrincadas" com a fundação de Portugal.

Admitiu que nos últimos anos a "relações de afetividade" dos dois territórios tinham sofrido "um pequeno atrito", com a sobreposição das datas daqueles eventos.

"No fundo, obrigávamos as pessoas a escolherem ou a dividirem-se, no mesmo dia, entre as duas iniciativas. Com este desencontro de datas passamos a permitir que todos possam fruir, em pleno, quer da Noite Branca, de Braga, quer também das Feiras Novas, de Ponte de Lima", sublinhou.

O acordo hoje assinado prevê ainda "o apoio à valorização dos centros históricos, no âmbito da Associação Nacional que ambos integram e, este ano, na organização, na cidade de Braga, do Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, que decorrerá no dia 18 de maio".

O documento integra ainda "ações de sensibilização ambiental e de formação para a defesa do meio ambiente e a valorização dos espaços verdes, no âmbito do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, dirigidas às comunidades escolares.

Os dois municípios acordaram ainda organizar ações conjuntas de promoção do Caminho Português de Santiago e apoio à candidatura daquele percurso a Património Imaterial da Humanidade.

A promoção da programação cultural, nomeadamente através da permuta de espaços para colocação de ?outdoors`, a promoção turística de ambos, nos eventos a realizar em cada um dos concelhos, o apoio logístico de visitas organizadas a locais de interesse em cada um dos concelhos, e encontros anuais de técnicos em áreas setoriais, são outras das ações.

Tópicos
pub