Braga regressa à Roma de César Augusto até 30 de maio

por Lusa

A Braga Romana - Reviver Bracara Augusta transformou, até 30 de maio, o centro histórico bracarense numa "aula de História ao ar livre", levando a cidade de volta ao tempo de César Augusto através de espetáculos, musica e figuras mitológicas.

Naquele que foi o primeiro dia do regresso de Roma Antiga a Braga, as ruas preencheram-se de tendas de artificies, cheiros adocicados por iguarias e por dezenas de "verdadeiros cidadãos romanos" que, trajados do típico branco dos "lençóis romanos", deram cor ao início da 13ª edição da "Braga Romana".

"Braga transforma-se numa aula de história ao ar livre em que se procurar recriar as vivências e os hábitos que marcaram o período romano da cidade", descreveu, assim, o presidente da Câmara bracarense os dias da Braga Romana na abertura oficial do evento.

E assim é. Pelas artérias do centro histórico misturam-se as marcas dos tempos modernos, como candeeiros, e a tipicidade de Roma Antiga, espelhadas nas barracas de artesãos de cobre, artistas bélicos que tecem cotas de guerra, punhais e outras "coisas de homens".

"É pena este ano não começar com os meninos. O S. Pedro não ajudou. Se calhar também queria por aqui um altar", lamentou José Carmo, 69 anos, "quase contemporâneo do César", sentado numa esplanada improvisada - um dos primeiros momentos do Braga Romana é o Cortejo "Ludi Litterarii" no qual participam as crianças das escolas de Braga mas que foi adiado para dia 30 devido à "instabilidade das condições meteorológicas.

E se hoje não houve cortejo, outras coisas chamam a atenção daquele reformado: "As meninas ficam bem com os lençóis romanos, perdão, os vestidos à época", gracejou.

Além das meninas dos lençóis, José Carmo e o amigo, "pelo menos ele diz que é", deliciam-se com outros detalhes do evento.

"Os doces. Cheiram tão bem que dá vontade de comer de tudo", admitiu o amigo António Silva e Santos.

A animação do evento passará por seis palcos, nove áreas temáticas, mais de 70 horas de espetáculos, oficinas pedagógicas, teatro, jogos e uma "novidade" na edição de 2016, uma tenda temática - Tenda de Marte e Vénus - instalada na Praça Municipal onde haverá animação relacionada com o quotidiano dos Bracaraugustanos.

Esta noite, pelas 22.30 o Rossio da Sé será palco do ?Senatus Bracarae Augustae`, uma recriação de uma Assembleia Senatorial, os gladiadores "sobem ao palco" no espetáculo mitológico Forja do Vulcano`, que além dos guerreiros terá fogo, estátuas vivas, canto e pirotecnia.

O Cortejo Triunfal, que terá mais de 1500 figurantes, vai percorrer as rias da cidade na Sexta-feira, e sábado será dia de festa na Praça Municipal com um Casamento Romano.

O programa completo da Braga Romana - Reviver Bracara Augusta pode ser consultado através do link https://goo.gl/Ic5uha.

Além da falta do cortejo dos meninos, os dois "velhotes mas rijos" lamentam a falta de outra coisa em Roma.

"Veja lá a menina que aqui não há chocolate. Diz que em Roma não havia chocolate. Claro está que um império sem chocolate não podia durar para sempre", concluiu António.

Tópicos
pub