Exposição inédtia com mestres da pintura é inaugurada hoje no Museu Gulbenkian

por Lusa

Lisboa, 26 nov (Lusa) - Uma exposição com 56 obras de mestres da pintura como Anton van Dyck, Canaletto e Claude Lorrain, provenientes de uma coleção particular britânica, vai ser inaugurada hoje, no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

"Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa" é o título desta mostra que a Gulbenkian vai apresentar na sala de exposições temporárias da sede e do Museu Calouste Gulbenkian, a par de - e em diálogo com - outra exposição com obras da própria coleção deste museu.

De acordo com a Gulbenkian, a exposição inédita em Portugal tem curadoria de Luísa Sampaio, e a baseada na coleção da entidade, com curadoria de João Carvalho Dias, e ambas abrem ao público na sexta-feira, dia 27, ficando patentes até 28 de março de 2016.

"Wentworth-Fitzwilliam. Uma Coleção Inglesa" reúne 56 obras de mestres da pintura como Sir Joshua Reynolds, Sir Thomas Lawrence, Claude Joseph Vernet, William van de Velde II, Jan van Goyen, Hans Memling, Salomon van Ruysdael e George Stubbs, entre outros, pertencentes a uma das mais prestigiadas coleções privadas de arte do Reino Unido.

Trata-se de uma coleção reunida ao longo de quatrocentos anos e que testemunha alguns momentos cruciais da história de Inglaterra, de acordo com a Gulbenkian.

As peças da coleção do Museu Gulbenkian que serão exibidas - "Calouste S. Gulbenkian e o gosto inglês" é o título da mostra - são de produção inglesa ou ao "gosto inglês", e muitas delas correspondem aos anos em que o colecionador Calouste Gulbenkian viveu em Londres e à génese da sua coleção.

Apresentando obras de pintura, escultura, gravura, bem como livros e alguma documentação relevante guardada nos Arquivos e na Biblioteca de Arte da Fundação, esta exposição tem como objetivo conhecer o contexto das opções estéticas do colecionador.

Tópicos
pub