Festa do Teatro começa hoje em Setúbal

por Lusa

Setúbal, 20 ago (Lusa) -- Quase 40 espetáculos, mais de metade dos quais peças de teatro, compõem o programa da 17.ª edição da Festa do Teatro, que hoje tem início em Setúbal e se prolonga até 05 de setembro.

No ano em que comemora o 20.º aniversário da primeira Festa, realizada em 1995, e os 30 do grupo Teatro Estúdio Fontenova, esta edição do certame alarga-se, pela primeira vez, ao concelho de Sesimbra, onde serão representadas duas peças, disse à Lusa o diretor do grupo, José Maria Dias.

Outra das novidades consiste no lançamento do concurso para novos textos dramáticos, o Cenas Escritas, subordinado ao tema "Afrodescendência e Luso-africanidade", que terá uma extensão de 12 a 15 de novembro, com a divulgação do vencedor, indicou.

Apontamentos musicais, exibição de curtas-metragens, cinema ao ar livre, espetáculos de rua e o lançamento do livro "Teatro", do dramaturgo e encenador brasileiro Lucianno Maza -- autor da peça "Carne viva", que o Fontenova estreia no dia 26, no Fórum Luísa Todi -, constam da programação desta Festa.

Dividida em secção oficial e secção Mais Festa, no certame vão ser estreadas as peças como "Não-Corpo", de Tiago Bôto e Wagner Borges, "A menina é má", do coletivo Sophiemarie, e "Cor Po", de Paula Moita e Ricardo Guerreiro Campos, além da peça de Lucianno Mazza.

A decorrer em 13 espaços de dez diferentes locais de Setúbal, e no Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra, a XVII Festa não contou com apoio da Direção-Geral das Artes, embora tenha concorrido aos apoios pontuais, cujos resultados deverão sair no início de setembro, esclareceu José Maria Dias.

Tópicos
pub