Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa

por João Fernando Ramos, Rui Sá

O Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa arrancou esta quinta feira. Até dia 4 de dezembro há sessões na Cinemateca Júnior e no Pavilhão do Conhecimento.
No Jornal 2 Miguel Ribeiro, da organização, fala numa oportunidade para ver a estreia do último filme do naturalista David Attenborough que aos 90 anos trabalha sobre a bioluminescência. É esta sexta-feira às seis da tarde na Cinemateca Júnior.

Entre os mais de trinta filmes selecionados estão, por exemplo, "A metafísica dos chocolates", de 1967, assinado por José Fonseca e Costa, "David Attenborough`s light on earth" (2016), de Martin Dohn, Joe Loncrain e Paul Reddish, e "Chernobyl - 30 years after - The supressed didaster" (2016), de Ranga Yogeshwar.

A estes filmes juntam-se ainda alguns episódios da série de animação "Era uma vez... A Vida", de Albert Barillé.

O festival começou por ser itinerante, já aconteceu em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, em 2012, e é agora co-organizado em Portugal pelo Centro de Ciência Viva, pela associação Apordoc e pelas organizações de investigação e divulgação científica EuroPAWS e EuroScience.

A programação está dividida em várias temáticas, como ambiente, física e pesquisa médica.

Haverá ainda um serviço educativo vocacionado para o público escolar, "apostando na formação de público e na relação da comunidade escolar com o género documentário e com a ciência", afirma a Apordoc em comunicado.

No Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva está marcada a palestra "Crocodilos, sexo e cicatrizes", de Mark Ferguson, director da Science Foundation Ireland.

Todas as atividades e sessões são de entrada gratuita.

Toda a programação do Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa está disponível em www.scidoc.eu.
pub