Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa

| Cultura
Festival  Europeu de Documentário Científico de Lisboa

A ver: Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa

O Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa arrancou esta quinta feira. Até dia 4 de dezembro há sessões na Cinemateca Júnior e no Pavilhão do Conhecimento.
No Jornal 2 Miguel Ribeiro, da organização, fala numa oportunidade para ver a estreia do último filme do naturalista David Attenborough que aos 90 anos trabalha sobre a bioluminescência. É esta sexta-feira às seis da tarde na Cinemateca Júnior.

Entre os mais de trinta filmes selecionados estão, por exemplo, "A metafísica dos chocolates", de 1967, assinado por José Fonseca e Costa, "David Attenborough`s light on earth" (2016), de Martin Dohn, Joe Loncrain e Paul Reddish, e "Chernobyl - 30 years after - The supressed didaster" (2016), de Ranga Yogeshwar.

A estes filmes juntam-se ainda alguns episódios da série de animação "Era uma vez... A Vida", de Albert Barillé.

O festival começou por ser itinerante, já aconteceu em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, em 2012, e é agora co-organizado em Portugal pelo Centro de Ciência Viva, pela associação Apordoc e pelas organizações de investigação e divulgação científica EuroPAWS e EuroScience.

A programação está dividida em várias temáticas, como ambiente, física e pesquisa médica.

Haverá ainda um serviço educativo vocacionado para o público escolar, "apostando na formação de público e na relação da comunidade escolar com o género documentário e com a ciência", afirma a Apordoc em comunicado.

No Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva está marcada a palestra "Crocodilos, sexo e cicatrizes", de Mark Ferguson, director da Science Foundation Ireland.

Todas as atividades e sessões são de entrada gratuita.

Toda a programação do Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa está disponível em www.scidoc.eu.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Quase seis décadas depois, a Presidência de Cuba deixou de estar nas mãos de um membro do clã Castro.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.