Folio inaugura exposição PortoCartoon em oito concelhos do Oeste em simultâneo

por Lusa

O Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos estende-se, a partir de hoje, a mais oito concelhos do Oeste onde abrem núcleos expositivos da mostra PortoCartoon, que reúne cerca de 200 obras de cartunistas de todo o mundo.

"É a primeira exposição polinuclear do Folio, em que todos os núcleos tem obras diferentes, o que leva a que, se alguém quiser conhecer na íntegra a exposição, tem de fazer um roteiro de vista desde Alenquer à Nazaré", explicou a vereadora da cultura da câmara de Óbidos, Celeste Afonso, durante a inauguração dos dois núcleos de Óbidos.

A mostra reúne "cerca de 200 trabalhos de cartunistas de todo o mundo, este ano sob o tema da Luz, assinalando aquele que foi o ano das trevas para a imprensa e o humor, com o atentado ao Charlie Hebdo", afirmou Luis Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa, no festival Porto Cartoon.

Tanto mais que, recordou, no atentado de 07 de janeiro, foi morto Georges Wolinski, que presidiu ao júri do Porto Cartoon, desde 2004, e que este ano foi homenageado num tributo em que vários dos participantes enviaram cartoons alusivos a ele.

A qualidade das obras expostas nos vários concelhos "sublinham a importância do humor na sociedade" pretendendo-se, com a mostra, "levar a luz do humor aos vários concelhos que aceitaram este desafio".

Em Óbidos, a mostra divide-se por dois locais, a Casa da Música e a Galeria do Pelourinho, sendo que, na primeira, podem ser vistas as três obras vencedoras, a primeira da autoria do italiano Alessandro Gatto, a segunda de Izabela Kowalska-Wieczoreck, da Polónia, e a terceira de Andrei Popov, da Rússia.

Apenas estas três obras premiadas se repetem em todos os núcleos da exposição, que hoje abriram nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Alcobaça e Óbidos. Na Nazaré, por questões de agenda do município, só abrirá em novembro.

Dos 12 concelhos da comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), "apenas Peniche, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço não puderam acolher a exposição, por terem os respetivos espaços ocupados com eventos das suas próprias agendas", explicou Celeste Afonso, vereadora da Cultura da Câmara de Óbidos.

A exposição Porto Cartoon vai prologar-se para lá do Fólio mantendo-se patente ao público em todos os concelhos, até ao final de novembro.

A exposição é uma das iniciativas do festival literário que decorre em Óbidos até domingo.

Organizado em cinco capítulos (Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Paralelo), o festival é palco, de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas (improváveis, segundo a organização), entre mais de uma centena de escritores e os leitores.

Tópicos
pub