Governo integra cumes submarinos Gorringe na Lista Nacional de Sítios

por Lusa

Lisboa, 31 jul (Lusa) -- O Banco Gorringe de cumes submarinos foi incluído na Lista Nacional de Sítios face aos seus "valores naturais de elevada relevância", decidiu o Governo numa resolução hoje publicada em Diário da República.

O Banco Gorringe está localizado a sudoeste do cabo de São Vicente e eleva-se até perto da superfície

O Governo vai propor às autoridades da União Europeia a classificação do Banco como Sítio de Importância Comunitária, ao abrigo da Diretiva Habitats, segundo a resolução.

Na introdução à resolução do Conselho de Ministros destacam-se as várias espécies de fauna marinha daquela área, como a tartaruga-comum e do mamífero marinho roaz.

A área integra um grande monte submarino de estrutura rochosa com recifes e bancos de areia permanentemente cobertos por água do mar pouco profunda.

Segundo o Governo, esta classificação contribui para completar a Rede Natura 2000 em Portugal, em geral, e no meio marinho, em particular.

A inclusão contribui, também, para "colmatar as insuficiências, reconhecidas por Portugal e pela Comissão Europeia, de área designada na região marinha atlântica".

A proposta de classificação foi apresentada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e envolveu a audição de várias entidades.

Os cumes de Gorringe têm cinco mil metros de altura e nasceram com o Atlântico, começando a formar-se no final do Jurássico, com o movimento das placas tectónicas da América do Norte, África e Eurásia.

Tópicos
pub