Gulbenkian dá a ouvir e a ver "3 mil RIOS: Vozes na floresta"

por Mário Rui Cardoso

Foto: 3milRIOS©Jaime Kiriateke via gulbenkian.pt

A ópera multimédia "3 mil RIOS: Vozes na floresta", de Victor Gama, apresenta-se, em Lisboa, e irá levar a floresta para a sala da Gulbenkian, disse o compositor, que a definiu como "uma peça com um drama dentro".

A ação desta ópera multimédia decorre ao longo dos grandes rios amazónicos, de regiões como o Putumayo, o Caquetá, o Tocantins e outros como o Napi e o Timbiqui, na costa do Pacífico, e o Magdalena, que atravessa os Andes.

O compositor afirmou que o que o move é a preocupação pelas questões ambientais "e também políticas, nomeadamente os secretismos com que se tomam as grandes decisões que afetam o planeta e a nossa vida".

As línguas escolhidas para a obra foram o português e o espanhol e, no recitativo, há uma voz em inglês.

A ópera divide-se em três atos e tem uma duração aproximada de 90 minutos.

Rui Pinheiro dirige a Orquestra Gulbenkian, à qual se juntam os colombianos Pedro Ojeda e Urian Sarmiento (percussão), Salomé Pais Matos (toha), as sopranos Yetzabel Arias Fernández, Betty Graces e Té Macedo, que também toca marimba, e o próprio Victor Gama, que toca instrumentos por si criados, nomeadamente o toha, o acrux e o dino, e ainda o cantor colombiano Kaime Kiriateke, "que, pela primeira vez, viaja da sua aldeia na floresta colombiana".

(com Lusa)
pub