Jazz no Douro

por João Fernando Ramos, Rui Sá

A Douro Generation traz a Portugal um novo espetáculo de Richard Galliano, "New Musette Quartet".
Laurent Filipe, diretor artístico da Douro Generation, lembra que este espetáculo nasce de um desafio de Astor Piazolla ao músico francês. "Ele é um grande instrumentista, um grande músico e compositor. Uma das figuras máximas da história do acordeão. Junta a tradição da valsa francesa a uma riqueza melódica que ela não tinha. Quem não estiver neste concertos vai perder um pedaço da história da música".

Serão dois concertos, um no Museu do Douro, dia 16, na Régua e outro no dia seguinte, sábado, no Teatro de Vila Real que abrirá o Douro Jazz 2016.

O acordeonista francês está em portugal pela segunda vez este ano depois de ter passado pelo "Verão no Parque" em Cascais. Um concerto em que partilhou o palco com o guitarrista Sylvain Luc para um concerto - La Vie En Rose - que foi de homenagem a Edith Piaf.

O concerto de Richard Galliano dia 17 é um dos pratos fortes da 13ª edição do Festival Internacional de Jazz do Douro. Um espetáculo gratuito, agendado numa parceria entre o município de Vila Real e a Associação Douro Generation, no âmbito da iniciativa Douro Vintage Fest.

Richard Galliano é mundialmente reconhecido como um dos maiores acordeonistas de sempre, tendo conquistado enormes sucessos pela prestigiada editora Detsche Grammophon. Tocou e gravou com figuras da história da música, entre elas Chet Baker e Charles Aznavour.

A par de inúmeros prémios, Richard Galliano é Cavaleiro e Comendador da Ordem de Artes e Letras francesa.
pub