Morreu ator britânico Andrew Sachs, "Manuel" em "Fawlty Towers"

| Cultura

O ator britânico Andrew Sachs, famoso pelo papel de criado na comédia "Fawlty Towers", morreu com 86 anos, disse a mulher numa entrevista ao jornal Daily Mail.

Sachs morreu na semana passada num lar, em Londres, e foi enterrado na quinta-feira. O ator sofria de demência há quatro anos, indicou.

Andrew Sachs nasceu na Alemanha e tornou-se famoso na década de 1970 com o papel de "Manuel" na comédia da cadeia britânica BBC "Fawlty Towers", onde desempenhava o papel de criado de um hotel ao lado do ator John Cleese, como proprietário do estabelecimento.

"Manuel" era frequentemente criticado por "Basil Fawlty", que a BBC afirmou ter sido inspirado no proprietário de hotel que Cleese conheceu.

John Cleese prestou homenagem a Sachs numa série de mensagens na rede social Twitter: "Um homem doce, gentil... e amável e um grande e verdadeiro comediante. A primeira vez que o vi foi no palco em `Habeas Corpus`, em 1973. Não podia ter encontrado um melhor `Manuel`. Inspirado".

Sachs chegou ao Reino Unido com oito anos, depois de a família ter fugido de Berlim em 1938.

Tópicos:

Andrew Sachs, Berlim, Cleese, Daily,

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP disponibiliza agora uma nova aplicação: apresenta as notícias do dia em texto, vídeo e áudio, alertas de última hora e as emissões da RTP3 e Antena 1.

O antigo Presidente disse na entrevista à RTP que fora apanhado “completamente de surpresa” pelas acusações contra o antigo primeiro-ministro na Operação Marquês.

É difícil fixar uma ordem de importância, porque o novo Presidente dos EUA tem o condão de transformar qualquer questão menor numa autêntica bomba atómica.

Em dez anos, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado 18 vezes em casos de liberdade de expressão.