Músico Luiz Caracol inicia domingo a sua primeira digressão nos Estados Unidos

por Lusa

Cambridge, Estados Unidos, 31 jul (Lusa) -- O músico Luiz Caracol inicia no domingo uma digressão por nove palcos norte-americanos, para apresentação do seu primeiro álbum a solo, "Devagar", no qual canta Fernando Pessoa e Mia Couto.

Em declarações à agência Lusa, o músico afirmou que este CD evidencia o seu "som mestiço e lisboeta", e vai apresentá-lo, nesta sua primeira digressão aos Estados Unidos, com os músicos Ruca Rebordão, na percussão e bateria, e Gustavo Roriz, no baixo.

Referindo-se ao álbum, editado em abril de 2013, Luiz Caracol afirmou: "Nasci em Portugal, mas sou filho de retornados, fui criado num ambiente de mescla cultural e isso refletiu-se na minha formação. Quando me descobri como músico, tudo isso estava cá".

"A base deste disco é a minha voz e a guitarra. Vivi sempre à volta destes dois instrumentos e achei que isso devia ser a base de todo este meu disco, esta é a minha natureza mais orgânica e despida", acrescentou.

"O mundo", "O que vai ser", "Moro em ti (Lisboa)" e "Samba do bairro" são alguns dos temas originais do álbum.

A digressão abre em Cambridge, no Estado norte-americano de Massachusetts, no domingo, com a atuação no auditório da rádio WMBR, seguindo para Wellfleet, no mesmo Estado, onde Luiz Caracol toca no dia 05 de agosto, no Preservation Hall e, no dia seguinte, atua na capital estadual, em Boston, no Johnny D`s Uptown Music Club.

No dia 07 de agosto, Luiz Caracol continua por Massachusetts, atuando no Amazing Things Arts Center da cidade de Framingham.

O autor de "Em marcha" ruma a Nova Iorque, no dia 10, onde atua no Joe`s Pub e, no dia seguinte, no auditório da Radio45.

Referindo-se a "Em marcha", Luiz Caracol explicou que o tema "afadistado" se inspira na melodia da "Marcha de Alfredo Marceneiro", um fado tradicional.

No dia 12, Luiz Caracol sobe ao palco do World Café Life, em Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, regressando ao Estado de Massachusetts, onde atua no dia 14, na Camden Opera House, em Boston.

De Boston segue para Portland, a mais populosa cidade do Estado do Maine, onde encerra a digressão no dia 15, no Empire.

"Isto", um poema de Fernando Pessoa que Caracol musicou, "Tava na tua", uma letra de Sara Tavares que Luiz Caracol musicou, ao lado temas dos repertórios de Jorge Palma, "A gente vai continuar", Zeca Baleiro, "Bandeira", e Lenine, "Meu amanhã", são alguns dos 13 temas que constituem o álbum.

Tópicos
pub