Nova temporada do Teatro São Luiz, em Lisboa, abre quarta-feira com "Baile"

por Lusa

Cinco mulheres e uma banda ocupam o palco do Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, a partir de quarta-feira, para um espectáculo que recorre à música e à dança para falar das coisas banais da vida.

"Baile", que abre a nova temporada daquele teatro lisboeta, é uma criação das atrizes e encenadoras Sara Carinhas e Carla Maciel, que dividem a interpretação em palco com Carla Galvão, Ana Brandão e Manuela Azevedo.

É um espectáculo com mais música do que texto e em que as atrizes desenham movimentos coreográficos em palco, mas não se espere deste "Baile" um típico musical, afirmaram as criadoras à agência Lusa.

"A Sara estava cansada do texto e partilhou comigo essa ideia de um espectáculo mais leve, com música, e adorei, porque tambem tinha ideia de fazer um espectáculo mais musical", contou Carla Maciel.

As duas atrizes desenvolveram a ideia ao longo de um ano e foram alargando o processo a outras atrizes, convidando ainda Victor Hugo Pontes, para a coreografia, e Paulo Furtado, para a direção musical e arranjos.

No São Luiz, é por um alçapão que músicos e atrizes entram em palco, descarnado de cenografia, tendo apenas objetos pontuais que ajudam o espectáculo: cadeiras, uma mesa com rodas que se transforma num carrinho de chá e numa carreta funerária, uns patins, um lustre, um caixilho quadrado repleto de lâmpadas.

Ao longo de uma hora, as atrizes cantam e dançam músicas muito diversas, da canção francesa à ópera, da morna ao samba - há um original de Paulo Furtado, The Legendary Tigerman -, e interpretam breves narrativas que surgiram no trabalho prévio de ensaios e improvisação.

São convocadas múltiplas referências pessoais, da música e do cinema, para compor um espectáculo que é das cinco atrizes, mas também de personagens femininas.

"Não convencemos ninguém a estar nesse limbo [entre ficção e realidade]. O que se oferece em palco é o que se tem. Não há peça de teatro por baixo. Isto está mascarado com roupas e luzes, mas debaixo de isso estamos nós", afirmou Sara Carinhas.

Carla Maciel sublinha que queria um espectáculo alegre. "Estava convencida que iria conseguir, mas obviamente é um bocado impossível estar sempre alegre e feliz. Só é assim quando também há tristeza".

"Baile" estará em cena até 20 de setembro. A par do espetáculo, as cinco atrizes farão ainda duas sessões, intituladas "Bailarico", a pensar nas famílias e nas crianças, no âmbito da programação do teatro para os mais novos. Será nos dias 20 e 27 de setembro.

A 3 e 4 de outubro, o espectáculo é apresentado no Rivoli - Teatro Municipal, no Porto.

Tópicos
pub