Obras junto a igreja românica, Famalicão, revelam necrópole do século XII

por Lusa

Vila Nova de Famalicão, Braga, 05 ago (Lusa) - Obras que decorrem junto à igreja românica de Antas, Famalicão, deram a conhecer uma necrópole que remonta ao século XII, indicou hoje a autarquia local.

A Câmara de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, tem em curso desde maio uma obra junto às igrejas nova e românica de Antas, tendo o presidente da câmara, Paulo Cunha, avançado aquando da apresentação do projeto em novembro do ano passado, que pretendia criar ali "um novo centro cívico" através de um investimento superior a meio milhão de euros.

Hoje, em comunicado, a autarquia dá conta de que uma equipa de arqueólogos que tem acompanhado as obras junto à igreja românica encontrou uma antiga necrópole que remonta ao século XII e desde o início da empreitada foram identificados e intervencionados cerca de 60 enterramentos, a grande maioria com esqueletos associados.

Esta equipa está a trabalhar em Famalicão sob a orientação da Direção Regional de Cultura do Norte, tendo em conta o interesse patrimonial do monumento.

"De acordo com os especialistas no terreno, pelo espólio encontrado junto às sepulturas - moedas, pregos, contas, terços, anéis e material cerâmico - bem como pela tipologia dos enterramentos, é possível determinar três fases distintas de ocupação desta necrópole", lê-se na informação camarária.

A primeira e mais antiga corresponde à época de construção da igreja de Santiago de Antas, no século XII. Já a segunda remonta aos séculos XIV e XVI e uma terceira e última fase de utilização estabelece-se entre os séculos XVIII e XIX.

A câmara salienta "a importância histórica desta descoberta", apesar de vincar que os trabalhos ainda não estão concluídos e que os resultados até agora apurados são "de caráter preliminar".

"Atualmente a realização de escavações arqueológicas ocorre predominantemente no contexto da implementação de projetos de obras como medida de minimização face a eventuais impactes sobre o património arqueológico", refere a câmara.

A obra na envolvente à igreja de Antas é da autoria dos arquitetos Hugo Correia e Jorge Maia.

O espaço acolhe ainda uma igreja nova, fruto de um projeto de traços modernos que envolve dois milhões de euros, bem como um cemitério e um centro escolar.

Tópicos
pub